A proposta educacional da Fortec considera a criança nos seus contextos sociais, ambientais e culturais, e a coloca em contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma. Assim, os projetos pedagógicos visam ao desenvolvimento do
raciocínio, do convívio e da socialização. Jogos e brincadeiras têm a função de transmitir conceitos básicos do dia-a-dia de forma lúdica e divertida, de modo que a criança encontre um ambiente acolhedor para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
Educação socioemocional
Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual.
Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.
O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável.
Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências apresentadas a seguir:
Autoconsciência
Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.
Autogestão
Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.
Consciência social
Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.
Habilidades de relacionamento
Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.
Tomada de decisão responsável
Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.